Notícias da Diocese

Igrejas participam de Dia de Oração pela paz no Afeganistão e campanha “SOS Haiti”

Publicado em 30 de agosto de 2021 - 13:28:48

Fiéis católicos na Sé Catedral de Piracicaba (Foto: Paulo Gomes)

Diante dos dramas humanitários que atingem diferentes nações na atualidade, a Diocese de Piracicaba incentiva os cristão e todas as igrejas católicas, das 15 cidades do território diocesano, a aderirem a duas iniciativas de fé e caridade pelos povos do Afeganistão, que sofre com a guerra, e do Haiti, atingido recentemente por um terremoto de grande magnitude.

Após apelo do Papa Francisco durante o Angelus do último domingo (29 de agosto), as igrejas da Diocese realizam nesta quarta-feira (1º de setembro) o Dia de Oração e Missão pela Paz no Afeganistão.

A jornada de orações, jejum e penitência pelo povo afegão atende também à proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN). Cada paróquia deverá realizar sua própria programação ou orientação aos fiéis.

Já em relação às vítimas do terremoto de magnitude 7,2 que abalou o Haiti em 14 de agosto, os fiéis são convidados a contribuir com a campanha “SOS Haiti”, uma ação de apoio humanitário que envolve, além da CNBB, a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica (Anec).

O objetivo da campanha é arrecadar recursos para adquirir itens de primeira necessidade como: alimentos, água potável, barracas, lonas, materiais de higiene e limpeza, medicamentos, transporte, combustível, entre outros produtos para apoiar a população haitiana.

As doações podem ser feitas até 20 de novembro e, para isso, a Cáritas Brasileira disponibilizou duas contas bancárias (confira abaixo). Todos os recursos arrecadados serão destinados às vítimas por meio da Rede Cáritas Internacional.

Contas
As contribuições ao povo haitiano podem ser enviadas por meio da Caixa Econômica (Agência 1041 – Conta Corrente 1132-1 – Operação 003 – CNPJ: 33.654.419/0001-16) ou através do Banco do Brasil (Agência 0452-9 – Conta Corrente 123.969-4 – CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Ajudas do Papa
Após o terremoto que atingiu o Haiti, o Papa Francisco, por meio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, instituiu o envio de uma contribuição inicial de 200 mil euros (o que equivale a aproximadamente R$ 1,2 milhão) para o socorro às populações nesta fase de emergência, a qual se soma à já difícil situação causada pela covid-19.

Francisco também decidiu enviar uma primeira ajuda de emergência de cerca de US$ 69.000 às populações de Bangladesh, recentemente atingidas pelo ciclone Yaas, além de 100.000 euros à população do Vietnã, que se encontra em grave dificuldade devido às consequências socioeconômicas associadas à pandemia.

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções