Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Diocese de Piracicaba reza pela alma de Dom Eduardo Koaik nesta quarta (25), aniversário de seu falecimento

Diocese de Piracicaba reza pela alma de Dom Eduardo Koaik nesta quarta (25), aniversário de seu falecimento

Publicado em 23 de agosto de 2021 - 16:45:24

Dom Eduardo Koaik durante celebração na Catedral de Piracicaba

Seguindo tradição da Igreja Católica, a Diocese de Piracicaba lembra nesta quarta-feira (25) o aniversário de nove anos do falecimento de Dom Eduardo Koaik (1926-2012), terceiro Bispo Diocesano e o último a falecer enquanto residia na Diocese.

Nesta data, o clero, religiosos e fiéis são convidados a rezar, nas intenções da Liturgia das Horas e da Santa Missa, pela alma de Dom Eduardo, que governou a Igreja Particular de 1980 a 2002. Na Sé Catedral de Piracicaba, segundo o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, intenções das missas das 8 e das 12 horas desta quarta serão dedicadas a Dom Eduardo.

Diz o Cerimonial dos Bispos, no número 1168: “Por venerável tradição, comemora-se também todos os anos o aniversário de falecimento do último Bispo, a não ser que tenha sido transferido para outra Diocese. [...] Aconselhem-se os fiéis e sobretudo os sacerdotes a que se lembrem diante do Senhor dos seus prelados que lhes pregaram a Palavra de Deus”.

Dom Eduardo solicitou a renúncia do ofício quando completou 75 anos de idade, conforme prevê o Código de Direito Canônico (Cân. 401). O pedido foi aceito pelo Papa João Paulo II em maio de 2002. Como Bispo Emérito, ele seguiu como Administrador Diocesano até a chegada de seu sucessor, Dom Moacyr José Vitti, em julho de 2002.

Mesmo após o término do ministério episcopal, Dom Eduardo continuou a morar no bairro São Dimas e atuava como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. Ele faleceu em 25 de agosto de 2012 em Piracicaba e seu corpo foi sepultado na Sé Catedral de Santo Antônio.

Dom Eduardo Koaik com Papa João Paulo II

Fotos: Arquivo / Diocese de Piracicaba

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções