Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Paróquia São Joaquim, de Santa Gertrudes, celebra 85 anos de criação; Dom Devair presidiu missa solene

Paróquia São Joaquim, de Santa Gertrudes, celebra 85 anos de criação; Dom Devair presidiu missa solene

Publicado em 23 de agosto de 2021 - 14:14:55

Dom Devair presidiu Missa Solene pelo aniversário da Paróquia São Joaquim (Foto: Clovis Felipe)

A Paróquia São Joaquim, em Santa Gertrudes, comemorou 85 anos de sua criação na última quinta-feira (19 de agosto). O Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, esteve na cidade na data e presidiu Missa Solene pelo aniversário da paróquia.

De acordo com os arquivos da Diocese de Piracicaba, a história da paróquia remonta ao início do século XX, quando Santa Gertrudes ainda era apenas uma antiga fazenda de café. Em 22 de janeiro de 1919, Dom João Batista Corrêa Nery, então bispo de Campinas, concedeu uma provisão de bênção para o que na época ainda era a Capela São Joaquim.

A Paróquia São Joaquim foi criada em 19 de agosto de 1936 por Dom Francisco de Campos Barreto, bispo da Diocese de Campinas, mas na época com o nome de Paróquia Nossa Senhora das Dores. A instalação e posse do primeiro pároco, padre João Maria Riolo, ocorreu em 9 de novembro daquele ano.

Desmembrada da Paróquia São João Batista, de Rio Claro, embora dedicada a Nossa Senhora das Dores, continuava sob a proteção de São Joaquim, padroeiro da antiga capela. Foi em 17 de novembro 1994 que o terceiro bispo diocesano de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik, por decreto declarou São Joaquim padroeiro da paróquia.

Na década de 50, a Paróquia São Joaquim foi confiada aos padres estigmatinos e, em 1958, Santa Gertrudes e outras cidades que pertenciam à Diocese de Campinas foram anexadas ao território da Diocese de Piracicaba.

Em 1959, com o aumento da população, iniciaram-se as obras de construção da nova Matriz, em formato de cruz, sendo pároco padre José Geraldo Oliveira do Valle (bispo emérito de Guaxupé-MG) e, no término da construção, padre Querino Volani.

Na década de 60, a paróquia voltou a ser confiada aos padres diocesanos. Durante a administração do monsenhor Rubens Marin (1987 a 1991) foi ampliado e reformado o salão paroquial e instaladas as salas de catequese. Já o responsável pela construção da atual casa paroquial foi padre José Eduardo Sesso, pároco de 1991 a 2001.

Em 2002, o pároco padre João Carlos da Cunha, iniciou a reforma das capelas e, em 2005, a reforma da Igreja Matriz, com projeto do padre e arquiteto André Andrade Brandão. Finalmente, em 3 de agosto de 2012, a Igreja Matriz foi dedicada a Deus sob a proteção de São Joaquim.

O pároco atual, padre Inácio Cusmano, está à frente da paróquia desde a posse em 3 de fevereiro de 2013. Atualmente, além da Igreja Matriz, a paróquia compreende as capelas São José (Jardim Parque Industrial); Nossa Senhora Aparecida (Jardim Luciana); São Joaquim (bairro São Joaquim), que foi a primeira Matriz; São Francisco de Assis (Parque dos Jequitibás) e Santa Catarina de Alexandria (bairro Santa Catarina).

Fachada da Paróquia São Joaquim, em Santa Gertrudes (Foto: Arquivo / Diocese de Piracicaba)

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções