Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • “Experiência fundamental do amor” faz a vida “valer a pena”, assinala Dom Devair no Dia dos Pais

“Experiência fundamental do amor” faz a vida “valer a pena”, assinala Dom Devair no Dia dos Pais

Publicado em 9 de agosto de 2021 - 12:29:46

Na Santa Missa deste domingo (8), Dia dos Pais, o Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, falou aos fiéis sobre a “experiência fundamental do amor” que faz a vida “valer a pena”. A cerimônia campal aconteceu nas dependências do Parque da Ressurreição, em comemoração ao Jubileu de Ouro (50 anos) de criação e instalação do cemitério-jardim em Piracicaba. Confira alguns trechos da homilia:

“A morte sempre foi uma realidade muito próxima para nós, seres humanos. Mas, devido à pandemia, nunca se falou tanto da morte e dos números de mortes. Então, a morte que é algo relativamente comum, passou a ser algo inesperado. Isso nos choca porque passaram a morrer pessoas que, normalmente, não esperávamos que fossem morrer dessa forma”, lembrou o Bispo na introdução da homilia.

“Então, olhamos para as sepulturas e nos perguntamos: ‘De que adianta tanta correria, tudo o que fazemos, tudo o que construímos? Será que tem importância tudo o que a gente faz?’ A resposta é sim, vale a pena fazer todas as coisas. Vale a pena trabalhar, construir, vale a pena todo o esforço, mas vale muito mais amar as pessoas. Tudo vale a pena porque vale a pena o amor pelas pessoas. Essa é a experiência que conta”, continuou.

“As pessoas aqui (enterradas no cemitério) estão em condição de igualdade e ninguém vem aqui para lembrar do que elas tiveram ou construíram, mas para lembrar do amor que receberam, do afeto que tiveram, pela saudade dos que foram importantes. Porque o amor é a experiência fundamental. Foi para essa experiência que Jesus veio nos chamar a atenção. O que Jesus mais fez não foram milagres, curas, multiplicação de pães. O que Jesus mais fez foi amar. Jesus é a expressão máxima do amor do Pai por nós”, disse Dom Devair.

E concluiu: “Esta vida aqui vale a pena. É nesta vida que somos chamados a crescer, a construir, a criar famílias. É nesta vida que temos que viver o amor. É aqui que temos tempo para amar, para perdoar, para reconciliar, para transformar as coisas. Esta vida vale a pena e o que esperamos depois é a recompensa do que vivemos aqui. Quantas pessoas já passaram, já amaram e foram amadas. E nós? Estamos fazendo a vida valer a pena? Que Deus nos ajude e que a vida faça sentido pela experiência do amor que experimentamos”.

A missa campal no Cemitério Parque da Ressurreição foi transmitida pelo Facebook da Paróquia São João Batista Precursor. Assista abaixo à celebração na íntegra:

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções