Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • “Se nos esquecermos do serviço, nosso ministério perderá o sentido”, recorda Dom Devair durante ordenação diaconal

“Se nos esquecermos do serviço, nosso ministério perderá o sentido”, recorda Dom Devair durante ordenação diaconal

Publicado em 3 de agosto de 2021 - 14:39:58

Ao presidir a Santa Missa e o rito de ordenação diaconal de Claudio Henrique Furlan, no último domingo (1), o Bispo Diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca recordou a importância que o serviço ao próximo e à Igreja tem na vida dos ordenados.

“Uma vida ministerial sem a dimensão do serviço seria vazia. Sem essa capacidade de colocar-se a serviço do outro, a vida ministerial seria qualquer outra coisa, mas não seria vida em Cristo”, afirmou.

Em seguida, completou: “Se nos esquecermos do serviço, todo nosso ministério perderá o sentido. É fato que muita gente, às vezes, vai perdendo o sentido das coisas porque se esquece da essência. E a essência do nosso ministério é o colocar-se a serviço”.

Confira abaixo a homilia completa: 

NOVO DIÁCONO
Claudio Henrique Furlan tem 28 anos e é natural de Piracicaba. Ele está trilhando o caminho para o sacerdócio e o serviço do diaconato é uma das etapas que precedem a ordenação presbiteral. Em entrevista ao Em Foco, antes de sua ordenação diaconal, ele contou um pouco sobre como tem sido a caminhada vocacional.

“Deus vai conduzindo tudo e cada um de nós experimenta e reage do seu jeito”. Claudio conta que sempre atuou na igreja como coroinha e acólito, teve muito contato com Dom Eduardo Koaik (3º Bispo de Piracicaba que faleceu em 2012) e, naquele período, já cogitava a possibilidade de responder à vocação presbiteral, tanto é que frequentou os encontros vocacionais diocesanos nos anos de 2009 e 2010, porém ainda faltava a firme decisão e coragem de abraçar o chamado.

“Quando me perguntavam, eu dizia que não era para mim, que eu queria fazer faculdade. De fato, eu fiz vestibular e entrei na Universidade Federal de São Carlos. Cursei dois anos de Ciências da Computação, mas continuava participando de alguma forma na paróquia e nunca abandonei a possibilidade de ingressar no seminário. Minha intenção era poder oferecer meu conhecimento à Igreja, ajudando-a pelo viés da computação. Um dia, porém, cheguei à conclusão de que Deus não precisa de padres que fazem programas de computador, mas sim de padres que se dediquem à Igreja, às pessoas. Foi quando decidi sair da universidade e retomar a caminhada na vocação presbiteral”, conta Claudio.

O lema escolhido por ele para a ordenação diaconal é: “O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18). Ao final de sua ordenação, Claudio agradeceu aos seus pais, familiares, membros da comunidade da Paróquia Santa Cruz e São Dimas e todos os padres que o ajudaram no processo de formação e ao Bispo Diocesano. Dirigindo-se a Dom Devair, ele disse: “Estamos dispostos a ajuda-lo a servir a nossa Igreja”.

Clique aqui para assistir à íntegra da ordenação diaconal de Claudio Henrique Furlan

 

 

 

Crédito das fotos: Felipe Barreto

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções