Notícias da Diocese

Bispo celebra missa solene do 59º ano da Dedicação da Catedral de Piracicaba; assista

Publicado em 16 de junho de 2021 - 17:10:17

O Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, celebrou missa solene do 59º aniversário de Dedicação da Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (17) e teve início às 12 horas (assista abaixo).

A Dedicação solene da Catedral de Piracicaba ocorreu em 17 de junho de 1962, com celebração de Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico da época, a convite de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, segundo Bispo da Diocese. 

A dedicação é uma cerimônia litúrgica em que se consagra uma igreja, dedicando-a exclusivamente a Deus, lembrando que ela é consagrada como um lugar abençoado, ponto de encontro de Deus com seu povo. Nessa cerimônia, que só se realiza quando a construção da igreja está totalmente concluída, o consagrante unge com o óleo do Crisma o altar e vários pontos do templo (veja nas fotos abaixo).

Alguns antes da dedicação, no dia 13 de março de 1958, já havia acontecido a bênção das torres, pelo Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo. Foi um acontecimento que reuniu uma multidão de fiéis, em cerimônia que contou com a presença de autoridades como o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, o Governador do Estado, Jânio Quadros, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores de vários municípios.

Paredes da Catedral de Santo Antônio sendo ungidas durante a dedicação

 Altar da catedral sendo ungido durante a cerimônia de dedicação


Assista à Solenidade do 59º Aniversário de Dedicação da Catedral:

Fotos: Arquivo / Diocese de Piracicaba

Vídeo: Facebook / Paróquia Santo Antônio Catedral

 

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções