Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • Evangelho não é “pílula que nos tira da realidade”, alerta Bispo durante missa do padroeiro; com vídeo

Evangelho não é “pílula que nos tira da realidade”, alerta Bispo durante missa do padroeiro; com vídeo

Publicado em 14 de junho de 2021 - 10:42:17

Dom Devair Araújo da Fonseca lembrou que o tempo de pandemia traz responsabilidades aos cristãos “pelo nosso próprio bem, das pessoas que amamos e da sociedade”

O Bispo Diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca presidiu, neste domingo (13), na Sé Catedral de Piracicaba, a missa solene de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município, da Diocese e da Catedral da cidade. Durante a homilia – momento em que é comentado o Evangelho do dia --, Dom Devair destacou a responsabilidade dos cristãos diante das diferentes realidades, inclusive no atual período de pandemia de coronavírus.

Ao explicar aos fiéis, presentes na Catedral e que acompanhavam a missa pela internet (veja aqui o vídeo), sobre a forma como os discípulos de Cristo são convidados a segui-Lo, ou seja, enfrentando dificuldades, rejeição, perseguição e até a morte, o Bispo de Piracicaba afirmou: “A palavra de Jesus não é um caminho suave. A palavra do Evangelho não é uma pílula que nos tira da realidade. Ao contrário, ela nos coloca dentro da realidade do mundo com todas as coisas que o mundo tem, sejam boas ou ruins”.

Em especial sobre o tempo de pandemia, Dom Devair alertou que aqueles que se denominam discípulos de Cristo têm que ter a consciência de que estão inseridos nessa realidade que o mundo atravessa. “Não estamos mais protegidos porque somos devotos ou porque celebramos a Eucaristia. Essa realidade nos coloca em atenção para a necessidade de fazermos tudo aquilo o que é necessário. Pelo nosso próprio bem, mas também pelo bem das pessoas que amamos e de toda a sociedade da qual fazemos parte”, disse.

Dom Devair destacou também a importância da vida em comunidade e do exemplo daqueles que viveram conforme os ensinamentos de Cristo, como o padroeiro Santo Antônio. “Jesus envia os discípulos de dois em dois para que um ajude o outro. Temos aqui a figura de uma pequena comunidade. Não caminhamos na fé sozinhos, isolados. Precisamos uns dos outros. Não podemos cair num sentimento individualista. O amor de Deus não se sente como se fosse um aperto no coração, como um arrepio, mas sim na experiência concreta na realidade dos acontecimentos da vida. Essa é a experiência dos santos. Essa foi a experiência vivida por Santo Antônio (...), que deixou família, parentela para ir buscar a vida eterna”, enfatizou.

Para ver a homilia de Dom Devair na íntegra, acesse: https://fb.watch/6721A2VAMd/

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções