Notícias da Diocese

Com desafio de construir nova matriz, Pe. Marcelo Sales assume Paróquia São João Batista Precursor

Publicado em 9 de junho de 2021 - 13:59:27

Padre Marcelo Sales durante celebração

O padre Marcelo Sales toma posse como novo pároco, nesta segunda-feira (21), da Paróquia São João Batista Precursor, no bairro Água Branca, em Piracicaba. O Bispo Dom Devair Araújo da Fonseca preside, às 19h30, a Santa Missa que dá início oficialmente à missão do sacerdote na nova comunidade.

Segundo padre Marcelo, a construção de uma nova igreja está entre os objetivos de sua administração. “Com surpresa, mas na obediência e com toda entrega e desejo de servir que recebi a missão de ser o novo pároco da Paróquia São João Batista Precursor. Teremos muitos desafios, dentre eles a construção de uma nova matriz, ainda mais em tempos de pandemia”, afirmou. 

Para assumir a nova comunidade, padre Marcelo deixará a função de pároco da Paróquia São Pedro, em São Pedro, onde atua desde janeiro de 2019. Ele também é ecônomo da Diocese de Piracicaba, moderador da Cúria Diocesana e administrador do Cemitério Parque da Ressurreição.

“Com relação ao meu trabalho como ecônomo e administrador do Cemitério, nada muda. A transferência apenas ajuda pois não precisarei viajar todos os dias de São Pedro para Piracicaba”, esclareceu.

Com mestrado em Filosofia-Ética e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino – Angelicum, em Roma, padre Marcelo é natural de Santa Bárbara d’Oeste e iniciou seu ministério como vigário da Paróquia São José Operário, em Rio Claro, em 2000.

Desde então, exerceu diversos ofícios na Diocese de Piracicaba, como reitor do Seminário Filosófico “Papa João XXIII”, de 2001 a 2003; vigário paroquial, pró-pároco e pároco da Paróquia Santa Bárbara, entre 2001 e 2008; pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, de 2010 a 2018; e responsável pela Quase-Paróquia Santa Cruz de Anhumas, de 2014 a 2018; entre outros. 

Foi ainda presidente da Comissão do Jubileu dos 75 anos da Diocese de Piracicaba, comemorado em 2019. É membro do Conselho Diocesano de Presbíteros e do Colégio dos Consultores; articulador da Comissão Diocesana "Economia e Administração" e animador do Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos; presidente da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra; vice-diretor do Curso Diocesano de Teologia.

No dia 5 de junho foi assinado decreto legislativo na Câmara Municipal de São Pedro que homenageia padre Marcelo Sales com título de Cidadão São-pedrense por seu trabalho na Paróquia São Pedro. O documento destaca que o sacerdote resgatou "a fé de muitos cristãos católicos" e levou à igreja altares centenários que deram mais vida à Matriz da cidade.

Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções