Notícias da Diocese

  • Em Foco
  • Notícias da Diocese
  • “Na Igreja professamos a nossa fé, mas é no mundo que vivemos o que celebramos”, diz Dom Devair em homilia

“Na Igreja professamos a nossa fé, mas é no mundo que vivemos o que celebramos”, diz Dom Devair em homilia

Publicado em 7 de junho de 2021 - 10:50:22
 
Durante celebração da Santa Missa seguida do Sacramento da Crisma a um grupo de jovens na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro, nesse domingo (6), o Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, voltou a dizer que a pandemia não pode ser “desculpa” para uma vida e uma fé fechadas, onde prevalece o individualismo.
 
“Estamos usando as máscaras da pandemia para disfarçar aquilo que está dentro de nós. Estamos usando as máscaras da pandemia para esconder o que há em nós. Estamos ficando cada vez mais fechados”, afirmou Dom Devair na homilia.
 
Durante a pregação, o Bispo explicou o Evangelho do domingo (Mc 3,20-35), lembrando que Jesus ensina que Sua missão não tem relação com laços de sangue quando diz no Evangelho: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? (...) Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
 
O Bispo destacou que “são aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática que fazem parte da ‘família’ de Jesus”. Dom Devair recordou que a Palavra e a Eucaristia (hóstia consagrada) são “alimentos”, mas que “não somos alimentados para ficarmos fechados. Pelo contrário, somos alimentados para sermos enviados. A Palavra e a Eucaristia nos impulsionam a anunciar por meio de nossas vidas”.
 
Nesse sentido é que Dom Devair reforçou que a pandemia não pode ser empecilho para a vivência da fé cristã. “A pandemia está sendo uma boa desculpa para não fazermos as coisas como devem ser feitas”, disse. Em seguida, fez referência ao livro do Gênesis (Gn 3,9-15), também utilizado na liturgia deste domingo.
 
“O homem (Adão) se esconde por causa do pecado, porque tem vergonha de Deus, do encontro com Deus. Tem vergonha da nudez, mas não só da nudez física, mas da nudez de si mesmo diante de Deus. E diante de Deus, não podemos ocultar nada! Também nós, no nosso convívio social, usamos máscaras e não só as máscaras físicas, mas máscaras para ocultar o que somos”, afirmou.
 
Ao finalizar, o Bispo lembrou aos crismandos e demais fieis presentes ou que acompanhavam a Santa Missa pela internet o seguinte: “Na Igreja professamos a nossa fé, mas é no mundo, no dia a dia, que vivemos aquilo que celebramos”.
 
A homilia completa de Dom Devair pode ser acompanhada neste link: https://youtu.be/Io2jbn1NAZg?t=1932
Eventos
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções