Em Foco

Diocese celebra os 300 anos da Padroeira do Brasil

Outubro/2017 - Edição 114 - Ano XI

Bênçãos da Padroeira

Dentro do Ano Nacional Mariano e com muita fé e devoção, ocorreu no último dia 17 de setembro, a 33ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida. Tendo como tema “300 anos de bênçãos” e lema “O meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47), a romaria contou com a participação do bispo diocesano Dom Fernando Mason, padres diocesanos, religiosos, diáconos, seminaristas e de aproximadamente 3.500 peregrinos de 40 paróquias da nossa Igreja Particular.

Dois momentos marcaram a romaria: o primeiro ocorreu às 8h, quando os fiéis participaram da Santa Missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e concelebrada por Dom Fernando e demais presbíteros. Já o segundo, aconteceu logo após a missa. Apesar do forte calor e da alta temperatura, os romeiros, juntamente com o bispo, padres e seminaristas da diocese, realizaram a Via-Sacra até o alto do Morro do Cruzeiro de Aparecida.

Para o coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon, a romaria deste ano foi muito positiva, pois a adesão dos romeiros foi 55% maior do que o ano passado. “Além da celebração da Santa Missa pudemos fazer uso da Tribuna Bento XVI, na Esplanada João Paulo II, em frente da Basílica, para realizar momentos de cantos e orações, antes de sairmos para o terço e a Via-Sacra”, lembra o presbítero.

Padre Kleber ressalta ainda que essa romaria também se tornou especial, pela oportunidade que todos tiveram de participar das comemorações do jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Estar em Aparecida é experimentar um pouco da fé e da devoção do povo de Deus. É um dia de sacrifício e alegrias. Estar na Casa da Mãe Aparecida é renovar o seu apelo: ‘Fazei tudo o que o meu Filho vos disser’”, finaliza o coordenador diocesano.


Concentração Diocesana: fé e devoção

Fé, devoção, gratidão e pedidos levaram mais de 4.500 pessoas à Paróquia (Santuário) Nossa Senhora dos Prazeres, no domingo, 1º de outubro, para a Concentração Diocesana que marcou também o encerramento do Ano Nacional Mariano em nossa Igreja Particular.

Por volta das 13h30, os fiéis começaram a chegar ao espaço especialmente montado para acolher os devotos de Nossa Senhora Aparecida que vieram de muitas paróquias da diocese. Às 14h30, quando Janu e a Banda Adonai iniciaram a apresentação de músicas marianas, todas as cadeiras já estavam ocupadas.

A procissão de entrada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida doada pelo Santuário Nacional à diocese ocorreu às 14h50 e foi um momento de grande emoção. A Mãe Aparecida foi colocada em um nicho especialmente preparado pela receber a Padroeira do Brasil. Pontualmente às 15h teve início a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e concelebrada pelo reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, padre Edvaldo de Paula Nascimento e demais padres e religiosos. A celebração também contou com a participação dos diáconos permanentes e dos seminaristas diocesanos.

Em sua homilia, Dom Fernando ressaltou a importância de Maria, como medianeira e intercessora de nossa existência junto ao seu Filho Jesus. Lembrou que Nossa Senhora se faz presente na aflição do povo de Deus, e no Brasil sua presença se manifestou na imagem de Aparecida. “No alto da cruz, Jesus nos deu sua mãe para cuidar de cada um de nós e nos guiar até Ele. Ela é nossa mãe, mãe da Igreja e sinal visível que nos conduz a Deus”, enfatizou o bispo.

Entre os muitos peregrinos presentes no Santuário, estava o casal Alan Ribas e Monalisa Rodrigues dos Santos que foi agradecer a intercessão de Nossa Senhora pela vida do pequeno Heitor. “Eu não conseguia engravidar, pedi a Nossa Senhora, e graças a ela hoje sou mãe”, disse a administradora de empresas. Já Vinícius Bedoni pediu a intercessão da Mãe Aparecida para que consiga retornar ao mercado de trabalho. Muito emocionado afirmou: “Sei que ela vai me ajudar a conseguir um novo emprego”.

Ao final da celebração padre Edvaldo agradeceu aos colaboradores e o empenho de toda a comunidade que não mediu esforços para o êxito da Concentração Diocesana.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções