Em Foco

A Igreja em Missão

Outubro/2015 Edição 94 - Ano IX

Na exortação apostólica “Alegria do Evangelho”, o Papa Francisco pede à Igreja para sair de si e ir ao encontro das pessoas. Ele nos propõe um rosto missionário. O Santo Padre afirma que “a missão é o maior desafio da Igreja”. E todos nós, a partir do Batismo, somos chamados a ser missionários, principalmente neste mês de outubro, dedicado pela Igreja às missões.

As Pontifícias Obras Missionárias (POM), ligada à CNBB, escolheu como tema da Campanha Missionária de 2015 “A missão é servir” e o lema “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos”, baseado no Evangelho de Marcos 10, 44 em que Cristo concentra no serviço, o perfil de seus discípulos missionários.

Servir é ir ao encontro do outro. Com este propósito, as paróquias da Diocese de Piracicaba, cada qual com sua realidade, realizam ações missionárias. O Evangelho é anunciado, seja nas casas, nas ruas, nos quarteirões, nas pequenas comunidades.

Se informe da programação do mês missionário em sua paróquia.

O “Em Foco” traz algumas dessas ações missionárias em nossa Igreja Particular.


Missão Permanente e Pequenas Comunidades


Para levar a Palavra de Deus ao outro é preciso conhecê-la. Neste propósito, a Diocese de Piracicaba promove constantemente a formação de novos missionários dentro do Plano Missionário e Pastoral de Missão Permanente.

Sempre realizado por membros do SINE (Sistema Integral da Nova Evangelização) a última formação ocorreu no período de 21 a 25 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral, e reuniu missionários das paróquias Maria Estrela da Evangelização e São Lucas, de Piracicaba, Nossa Senhora de Fátima, de Capivari e Santa Cruz, de Rio Claro.

Iniciado em 2006 na diocese, o Plano Diocesano de Missão Permanente está implantado em 15 paróquias da diocese que pertencem às regiões pastorais de Piracicaba, Capivari, Santa Bárbara e Rio Claro. Atualmente são 40 pequenas comunidades, que contam com a participação de aproximadamente 500 pessoas que se reúnem semanalmente e anunciam o Evangelho nos seus setores.


Missão nas casas


Comunidade São Marcos


Quem circula pelo Condomínio Terras do Piracicaba 2, pertencente à Paróquia Menino Jesus de Praga, às segundas-feiras, à noite, vai encontrar a garagem de uma das casas aberta e nela um grupo de aproximadamente 30 pessoas em oração. Iniciada em dezembro no ano passado, com a novena de Natal, a comunidade São Marcos é liderada por Sônia Torina Orietti.

Sônia conta que muitos dos participantes da comunidade nem mesmo se conheciam, mesmo morando há mais de 10 anos no condomínio. “Nos encontros conversamos, lemos e estudamos a Bíblia e fazemos uma grande troca de experiências. É grande o aprendizado e estamos unindo as pessoas, graças ao Evangelho. Vivemos a partilha.”


Capela Nossa Senhora de Fátima

“O Evangelho em todas as famílias. Bíblia na mão, no coração e pé na missão. Igreja pé na estrada e da visitação”. Este ó o título do subsídio da novena missionária usado nos encontros de quarteirão da Capela Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Piracicaba.

Sempre às quartas-feiras, a capela fecha as portas e todos são convidados a participar dos encontros de grupos nos quarteirões. “Os encontros ocorrem nas casas das famílias de todas as capelas da paróquia, até mesmo na matriz, pois somos chamados a levar o Evangelho àqueles que estão afastados da Igreja”, salienta Sivani Mendes de Camargo, animadora de um dos grupos da Capela Nossa Senhora de Fátima.


Missão nas ruas


Capela Santo Antônio

A chuva e a noite escura, por falta de energia elétrica, não foram empeci-lhos para missionários da RCC (Renovação Carismática Católica) da Capela Santo Antônio, da Paróquia São Francisco Xavier, em Piracicaba. Na sexta-feira, 25 de setembro, com violão e cantando a alegria de evangelizar, eles visitaram as casas do bairro. A Semana Missionária desenvolvida na comunidade contou com aproximadamente 70 agentes que visitaram as mais de 800 residências do bairro, levando o amor de Deus a todos.

A dona de casa Fabiana de Fátima Ramos da Cruz, juntamente com marido e filhos, recebeu os missionários, agradeceu a visita e disse que o convite para voltar a participar das celebrações será atendido. “A visita dos missionários nos trouxe paz, principalmente neste momento que a família está passando por problemas de saúde. A Palavra de Deus nos conforta”.


Paróquia Imaculada Conceição – Santa Bárbara

Com alegria de servidores do Evangelho, 150 missionários iniciaram no dia 4 de outubro, as Santas Missões, em dois setores da Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara D’Oeste. A primeira ação foi distribuir os panfletos e conversar com os moradores da região escolhida para as missões. Durante o mês de outubro, os missionários visitarão aproximadamente 1.200 casas levando a Palavra de Deus.

“Não importa qual a fé deste morador, todos serão visitados, pois Jesus Cristo, o Senhor, veio para todos”, ressalta o pároco monsenhor Agnaldo Rogério dos Santos.

Moradora no bairro, dona Neuza Santana recebeu os missionários com alegria, afirmando que Deus é um só. “Sou evangélica, mas Jesus veio para todos, independente da nossa religião”.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções