Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Diocese de Piracicaba celebra 75 anos de instalação

Diocese de Piracicaba celebra 75 anos de instalação

Junho/2019 - Edição 131 - Ano XIII

Manhã de domingo, 11 de junho de 1944. A Praça da Matriz Santo Antônio (hoje Sé Catedral Santo Antônio) estava lotada. Todos aguardavam o início da celebração que marcaria o encerramento do Congresso Eucarístico Regional e a instalação da nova Diocese de Piracicaba. A celebração foi presidida pelo então Núncio Apostólico, Dom Bento Aloisi Mazzella.

O decreto de criação da Diocese havia sido publicado quatro meses antes, em 26 de fevereiro, por meio da Bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, do Papa Pio XII, criando um território integralmente desmembrado da então Diocese de Campinas. Também foi lido o decreto de nomeação do Administrador Apostólico Dom Paulo de Tarso Campos, datado de 6 de junho de 1944. Assim, era oficialmente instalada a Diocese de Piracicaba.

Quando foi criada, o território diocesano era composto apenas por sete municípios: Águas de São Pedro, Capivari, Piracicaba, Rio das Pedras, Santa Bárbara d´Oeste, Santa Maria da Serra e São Pedro e tinha doze paróquias. Em Piracicaba, havia as paróquias Santo Antônio (hoje Sé Catedral), Imaculada Conceição, Senhor Bom Jesus do Monte, Sagrado Coração de Jesus (bairro rural de Ibitiruna), Sagrado Coração de Jesus, em Saltinho, e Nossa Senhora do Rosário, em Charqueada. Saltinho e Charqueada ainda pertenciam a Piracicaba e não haviam sido emancipadas. Na cidade de Capivari eram as paróquias São João Batista e Nossa Senhora de Lourdes, do distrito de Rafard, que ainda pertencia a Capivari. Em Rio das Pedras, a paróquia Senhor Bom Jesus; em Santa Bárbara d´Oeste, a Paróquia Santa Bárbara; no município de Santa Maria da Serra, a paróquia Santa Maria e, em São Pedro, a Paróquia São Pedro. O município de Águas de São Pedro pertencia à paróquia de São Pedro.

Em 1958, o território diocesano foi ampliado, com a anexação de novos municípios. Foram incorporados à Diocese de Piracicaba os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis, que pertenciam à Diocese de Campinas, e Analândia e Corumbataí, que pertenciam à Diocese de São Carlos.

Assim, a diocese ganhava novas paróquias: São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro; São Joaquim, em Santa Gertrudes; São José, em Corumbataí; Sant´Ana, em Analândia; Santo Antônio e Nossa Senhora da Assunção, em Cordeirópolis. Anos depois, os municípios de Analândia e Cordeirópolis foram desanexados e incorporados à Diocese de Limeira, criada em 29 de abril de 1976.

Com a emancipação de Charqueada, Mombuca, Rafard, Ipeúna e Saltinho, a Diocese de Piracicaba passou a ser composta por 15 municípios, número que permanece até os dias atuais. São eles: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Embora a Diocese de Piracicaba complete neste mês os seus 75 anos de instalação, as celebrações comemorativas deste Jubileu de Brilhante, acontecerão nos dias 7 e 8 de setembro, nos seguintes espaços: Cúria Diocesana, Sé Catedral Santo Antônio, Seminário Propedêutico Imaculada Conceição e Engenho Central de Piracicaba, todos na cidade de Piracicaba.

Assim como diz o tema “Igreja discípula, missionária e misericordiosa” e o lema “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47), unamo-nos para bem celebrar este Jubileu como Igreja viva que somos. 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções