Em Foco

  • Em Foco
  • Em Foco
  • Seminários Diocesanos em Campinas completam dez anos

Seminários Diocesanos em Campinas completam dez anos

Abril/2019 - Edição 129 - Ano XIII

A Igreja celebra no próximo dia 21 de abril o domingo da Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A data também tem um significado especial para a Diocese de Piracicaba. Foi em 21 de abril de 2009 que ocorreu a inauguração do novo Seminário Diocesano na cidade de Campinas. O prédio com cerca de 2.400 metros quadrados de construção passou a abrigar em suas dependências dois seminários: o Filosófico “São João XXIII” e o Teológico “São José”.

A missa solene de inauguração foi presidida, à época, pelo então Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri e concelebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason. Além de Dom Fernando, participaram o então bispo emérito de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik (in memorian); o então arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini (in memorian); o então bispo de Amparo e hoje emérito, Dom Francisco José Zugliani; o então bispo de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, e o arcebispo emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes. A celebração contou ainda com a presença de muitos padres, diáconos, religiosos e representantes de diversas comunidades paroquiais. No final da missa, Dom Lorenzo realizou a bênção das instalações.

A construção de um novo seminário diocesano era o desejo de Dom Fernando em dar à diocese uma estrutura definitiva para a formação dos futuros sacerdotes. Assim sendo, ocorreu em 3 de setembro de 2007 a cerimônia de bênção e lançamento da pedra fundamental para a construção dos novos Seminários Filosófico "São João XXIII" e Teológico “São José”, na cidade de Campinas, próximo à PUC (Pontifícia Universidade Católica). É na instituição superior que os seminaristas fazem os estudos filosóficos e teológicos.

Na realidade, são dois seminários que funcionam na mesma edificação. Dividido em dois pavilhões - um para os estudantes de Filosofia e outro para os de Teologia – cada pavilhão contém dormitórios, sala de estudo, biblioteca e outras dependências. Há também espaços comuns para todos os seminaristas como a cozinha, o refeitório, a capela, o auditório e a área de lazer e esporte.

Realizaram o percurso de formação sacerdotal nestes seminários no decorrer dos últimos dez anos os padres: Ademilson Lopes da Silva, Anselmo Cardoso Martiniano, Arlon Niquison Beltrão da Silva, Danilo Rubia Soares, José Geraldo Campos Penido, Luís Carlos de Siqueira Martins, Mateus Kerches Nicolucci, Paulo Sérgio Carlos, Reginaldo Aparecido Brandão, Rodrigo Stefanini Françoia e Willian Bento.

Neste período de dez anos foram reitores os seguintes sacerdotes: Agnaldo Rogério dos Santos, Sebastião Luiz de Souza, Claudemir da Silva e William Martins.

Atualmente o seminário de Filosofia tem como reitor padre Rodrigo Stefanini Françóia e 13 seminaristas. O padre Antônio César Maciel Mota é o responsável pelo seminário de Teologia que conta hoje com nove jovens realizando a caminhada rumo à ordenação sacerdotal. 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções